Pé na Estrada

Pesquisar
Close this search box.

São Vicente/Santos: Descobrindo a História e Geografia

A cidade de São Vicente foi a primeira vila fundada pelos colonizadores. Compreender as relações entre a ocupação da região da baixada santista e a fundação da cidade de São Paulo, é um dos objetivos deste roteiro. A programação pode incluir, entre outras opções, visita a um dos primeiros engenhos de açúcar construída pelos portugueses em nosso país – O Monumento Nacional Ruínas Engenho São Jorge dos Erasmo, na cidade de São Vicente; o centro histórico da cidade de Santos, visita ao Monte Serrat;  Aquário Municipal, Museu do Café, do Mar e da Pesca; e a região do porto.

ESPAÇO DE APRENDIZAGEM

Cidades de São Vicente e Santos

OBJETIVOS

. Compreender a ocupação da região da baixada santista, através da interação dos fatores geográficos, biológicos e históricos.

. Conhecer a história da fundação da cidade de São e Vicente e Santos e a importância do café para economia da cidade e do Brasil.

. Compreender as relações entre a ocupação da região da baixada santista e a fundação da cidade de São Paulo.

. Reconhecer marcos arquitetônicos importantes da história da cidade.

. Identificar a geografia da cidade e o processo de ocupação pelo homem.

. Localizar geograficamente São Vicente e Santos no Estado de São Paulo e no país.

REDE DE CONHECIMENTO

História: processo de colonização; fundação da cidade; Geografia: espaço geográfico, continente, ilha, rios, estuários, manguezal, baía; mapas e pontos cardeais; fauna e flora marinha.