A Ilha do Cardoso fica no extremo sul do litoral de São Paulo, perto da fronteira com o Paraná, a aproximadamente 300 km da capital, tem 22 mil hectares de Mata Atlântica e 400 habitantes. Cachoeiras, praias, manguezal, rios, barras, morros, costão rochoso, riachos, piscinas naturais constituem a paisagem; a ilha é protegida por lei, pois se trata de uma reserva natural. Um dos principais atrativos é a variedade de animais: macacos, papagaios, veados, jacarés, lontras, além de golfinhos e tubarões.
Roteiros de 3 e 4 dias.
ESPAÇO DE APRENDIZAGEM
Cananéia e Ilha do Cardoso; ecossistemas litorâneos.
OBJETIVOS
. Proporcionar o estudo “in loco” dos elementos básicos dos ecossistemas litorâneos.
. Identificar os pontos de interação entre os diferentes ecossistemas e sua importância para manutenção do ambiente marinho.
. Reconhecer os elementos da natureza como integrantes de um sistema que se inter-relaciona na manutenção do equilíbrio da biosfera.
. Discutir os conceitos de Parque e Área de Preservação Ambiental.
REDE DE CONHECIMENTO
Principais ambientes da região litorânea: Mata Atlântica, Praia arenosa, Costão rochoso e manguezal; componenstes bióticos e abióticos de cada ambiente; teias/cadeias alimentares; relações interespecíficas; geografia física; formação do relevo.