Pé na Estrada

Pesquisar
Close this search box.

Estudo do Meio

Estudar o meio é privilegiar o contato com a realidade. Tornar essa realidade objeto de reflexão e conhecimento, de forma envolvente e significativa é o nosso desafio.

Essas atividades são desenvolvidas fora das instituições, na forma de projetos integrados, articulando conteúdos que dialogam com a vivência. O participante terá oportunidade de observar, descobrir, experimentar e incorporar novos conceitos, possibilitando ampliar a visão de mundo.

Projeto Personalizado e Integrado

Interdisciplinar

Espaço de Aprendizagem

Projetos Estudo do Meio

O Estudo do Meio são atividades que buscam conjugar o conteúdo pedagógico dos cursos regulares a uma vivência de campo que possa complementar e introduzir novos conceitos ao trabalho realizado pela escola e pelo professor em sala de aula.

Estas atividades se impõem, fundamentalmente, como forma de aproximar a escola da comunidade, desenvolvendo no aluno uma consciência da realidade em que está inserido e da qual participa, a fim de fazê-lo de forma responsável confiante e positiva, o que, em essência, se constitui na formação do cidadão.

As atividades de Estudo do Meio se tornam hoje mais valorizadas em função da nova Lei de Diretrizes e Bases, que possibilita e estimula o trabalho com grandes temas da realidade, num enfoque multidisciplinar.

Oficina: Jogo Cidades Sustentáveis

No estabelecimento escolar: mesa com 7 cadeiras e computador para apresentação de um vídeo. No Jogo: cidades abandonadas no mundo; Brasil; Itália e Japão.

História de São Paulo

Centro Histórico Nossa proposta é levar os alunos a descobrir e registrar os mistérios dessa metrópole desconhecida. Partindo do tradicional triângulo histórico no centro

Paraty: A Natureza e a História

Paraty possui cerca de 50 praias e dezenas de ilhas recobertas por uma densa floresta tropical de Mata Atlântica. Há várias possibilidades para um estudo

Parque Nacional de Itatiaia (RJ)

O Parque Nacional mais antigo do Brasil, com alguns dos pontos de maior altitude do país. ESPAÇO DE APRENDIZAGEM Parque Nacional de Itatiaia.  

O que Escrevemos sobre Estudo do Meio e Roteiro Cultural:

Um olhar para a Agrofloresta

ESPAÇO DE APRENDIZAGEM: Sitio Florada da SerraAlunos do ensino fundamental e ensino médio OBJETIVOSIdentificar a geografia da área urbana e rural da cidade de São

Um olhar para a Agrofloresta

ESPAÇO DE APRENDIZAGEM: Sitio Florada da SerraAlunos do ensino fundamental e ensino médio OBJETIVOSIdentificar a geografia da área urbana e rural da cidade de São